fbpx

Pop Magick

IMG_6194

A Pop Magick consiste na aplicação de elementos da cultura popular, como desenhos animados, animes, histórias em quadrinhos, mangás, filmes e jogos, em práticas mágicas, de meditação ou de paradigma filosófico. Por meio desta vertente, é possível utilizar panteões de deuses fictícios em rituais, de forma separada ou associada a deuses milenares, assim como lugares e personagens que são descritos em obras de ficção.

Semiótica

O texto visual é composto de camadas. As cores e as formas se complementam formando imagens, e as imagens são interpretadas pelo observador, sendo entendidas como objetos e cenários e despertando sentimentos. Os objetos, cenários e sentimentos em conjunto formam a cena, e a cena analisada em um contexto conta uma história. A semiótica é o estudo dos signos, visuais ou não, e a análise do que representam, em seus diversos níveis.

Significado oculto

Embora obras de artes plásticas tenham quase sempre um significado aparente à primeira vista (nem que este significado seja apenas uma forma colorida), são os significados subjetivos e ocultos por trás dos elementos que compõem a maior parte de seu valor artístico. Algumas obras possuem, inclusive, significados ocultos no sentido de que representam, em maior ou menor grau, conceitos do ocultismo, guardando relação com sistemas mágicos e cujo estudo pode auxiliar em muito o aprendizado da magia. Tanto os símbolos quanto a magia atuam majoritariamente no inconsciente.

Alfabetos e Símbolos

Além dos lugares e dos personagens, muitas obras fictícias possuem línguas, alfabetos e símbolos próprios, que também podem ter sido baseados em sistemas de crença do mundo real. Neste sentido, temos como exemplo a obra de Tolkien, que segue uma estrutura Cosmogônica bem próxima da Cristã e mesmo da Egípcia, e que apresenta línguas e alfabetos dos elfos, dos anões e dos orcs. Além disso, o anime Full Metal Alchemist tem base na Alquimia Medieval, e o anime Avatar possui suas bases em diversos sistemas Orientais. A obra de Lovecraft, por sua vez, tem como foco a vida fora do planeta Terra, e poderosos alienígenas que buscam influenciar os humanos em busca de poder.