Neoxamanismo

Ritual de Litha: sugestões de comemoração

Litha é o sabá que celebra o solstício de verão, momento em que o Sol atinge sua posição de maior proximidade e incidência em relação à linha do Equador, marcando assim, o dia mais longo do ano, por volta do dia 21 de Dezembro no Hemisfério Sul e 21 de Junho no Hemisfério Norte. Seu simbolismo e ritualística giram em torno do Sol e seu poder, sendo o solstício o auge de seu vigor, logo sucedido pelo seu declínio gradativo durante o verão, doando sua energia e proporcionando o amadurecimento dos frutos e grãos para a colheita vindoura.

Para ler o nosso texto sobre este Sabbath, clique aqui.

Somos um coletivo plural e inclusivo e acreditamos em uma magia libertadora, em contraste a uma magia rígida e padronizada, por isso, nossa proposta de ritual é baseada na explicação da energia a ser trabalhada e subsequente indicação de materiais, ferramentas e alternativas para que cada praticante possa formular a própria ritualística da maneira que preferir.

Imagem: ritual de Litha por maciejbielec.

Sugestões de práticas

  • Métodos de armazenamento da energia solar disponibilizada durante o solstício, seja através da consagração de velas, candelabros, luminárias, águas e outros preparados que irão condensar essa energia para uso posterior durante as fases mais escuras e frias do ano.
  • Confraternizações ao redor do fogo com ofertas e elementos colocados dentro da fogueira ou queimados pelo calor, agradecendo pelas benção e pedindo por boas e fartas colheitas.
  • Rituais de fortalecimento e brilho pessoal, prosperidade, sucesso e saúde.
  • Fazer um pote ou taça da prosperidade, com ervas, grãos, moedas e sementes relacionados à riqueza, ao sol, alegria e fartura, para colocar na casa (geralmente coloca-se na cozinha).
  • Bênçãos no lar e espaço do trabalho através do fogo (uma vela serve). Consagre o fogo a ser utilizado no ritual no dia do solstício, para então passar por todos os cômodos do local espalhando as bênçãos solares. Você pode fazer o mesmo procedimento utilizando água solarizada no solstício.
  • O Sol é o “planeta” associado à Verdadeira Vontade e à Essência de cada Ser dentro do hermetismo, este é um bom dia para magias de banimento de tudo aquilo que inibe sua expressão mais Essencial.
  • Energização de amuletos, talismãs, cristais e objetos de poder.
  • Meditação e energização pessoal sob a luz do Sol.

Imagem: girassóis em campo florido.

Sugestões de ervas e alimentos

Sempre certifique-se de verificar o grau de toxidade de cada ingrediente escolhido e como utilizar cada um sem danos à sua saúde.

  • Ervas solares: Girassol (e semente), calêndula, louro, alecrim, cúrcuma, cosmos amarelo, oliva (e azeite), laranjas e mexericas.
  • Para ofertas e libações: água, vinho, cerveja, sucos de frutas, hidromel, mel, frutas da época, flores e ervas.

Outras sugestões

  • Sugestões de cristais: cristais claros como o quartzo, a calcita e a selenita, e cristais amarelos como o citrino, trazendo o restabelecimento gradual da luz e vitalidade.
  • Sugestões de aliados animais: aves de verão, leão, gavião, falcão, besouros, abelhas e animais polinizadores, macacos e insetos de verão.

Para casa

Nossa sugestão de prática de bênção do lar se dividirá em 4 níveis de atuação, relacionados aos 4 elementos.

  1. Limpe fisicamente a sua casa, visualizando a reorganização geral da sua vida, energia e disposição, e então decore a casa com elementos solares como flores, arranjos de plantas, e outros elementos como a taça da prosperidade. Este é o nível relacionado ao elemento terra e ao mundo material.
  2. Ferva água suficiente para passar pano em todo o local, e assim que a água levantar fervura, desligue e adicione as ervas de sua escolha enquanto mentaliza a ativação do poder das plantas e reforça a sua intenção mágica. Se quiser, adicione cristais para energizar essa água, adicionando-os juntamente com as ervas, após desligar o fogo. Após alguns minutos, coe e utilize o líquido resultante para passar pano em toda a casa, e se possível, aspergir nas paredes e teto, abençoando seu lar com a energia e vitalidade do sol, trazendo saúde, alegria, disposição, vitalidade e sucesso. Este é o nível relacionado ao elemento água e às emoções.
  3. Aqueça um carvão (carvão para narguilé, com pólvora é uma boa opção) e coloque-o em um recipiente resistente ao calor e adicione sobre ele as ervas de sua escolha, e passe a fumaça resultante em toda a casa. Para que a brasa não se apague, abane ou sopre o carvão de tempos em tempos, aproveitando esse movimento para reforçar sua intenção mágica e sua visualização. Este é o nível relacionado ao elemento ar e ao pensamento.
  4. Faça as ofertas ao fogo e com ele aceso, em uma vela ou outro recipiente adequado, passe por todos os cômodos da casa visualizando o preenchimento daquele espaço com a luz solar, renovando a vida, a saúde, a harmonia e a alegria. O direcionamento da sua vontade e intenção mágicas são o nível relacionado ao elemento fogo e ao espírito.

Imagem: luz do sol em gramado com árvore.
Fernanda Grizzo
Designer de joias e oraculista. Trabalha com plantas de poder e outros alteradores de consciência, estudando principalmente as vias de mão esquerda. Dentre seus campos de estudo, incluem-se hermetismo, caoísmo e neo-xamanismo.
fernanda.grizzo@gmail.com