Neoxamanismo

Ritual de Yule: sugestões de comemoração

Yule marca o solstício de inverno, dia em que o Sol encontra-se em seu período de menor luminosidade e no qual acontece a noite mais longa do ano. Após essa data, ápice da escuridão, o Sol volta a se aproximar da Terra, aumentando gradativamente a duração dos períodos luminosos, e por isso esse sabá celebra o renascimento do Sol. Por acontecer durante o inverno, apesar de celebrar o Sol, seus símbolos são invernais e reservados. Acontece em torno de 21 de Dezembro no Hemisfério norte e 21 de Junho no Hemisfério Sul.

Para ler o nosso texto sobre este Sabbath, clique aqui.

Somos um coletivo plural e inclusivo e acreditamos em uma magia libertadora, em contraste a uma magia rígida e padronizada, por isso, nossa proposta de ritual é baseada na explicação da energia a ser trabalhada e subsequente indicação de materiais, ferramentas e alternativas para que cada praticante possa formular a própria ritualística da maneira que preferir.

Imagem: ritual de celebração natalina, Pixabay.

 

Sugestões de práticas

  • Fogos, velas, lareiras e fogueiras acesas em preces para que o inverno seja suave, pedindo por força para atravessar os períodos difíceis que o inverno anuncia.
  • Confraternizações ao redor do fogo com fartura de alimentos e bebidas.
  • Rituais de renascimento e imortalidade do Sol, renovações e regeneração.
  • Fazer uma tora de Yule com 12 velas para serem queimadas durante 12 noites, emanando luz para o ano que virá. Para fazer a sua tora de Yule busque um pedaço de galho ou tronco de madeira da árvore escolhida, grande o suficiente para comportar as velas, decore com elementos da estação e a cada noite acenda uma das velas, queimando toda a madeira na manhã seguinte à última noite. Existe a possibilidade de preparar um bolo em formato de tora de madeira para comer na celebração.
  • Simpatias diversas para atrair a boa sorte e a fartura, como o costume de guardar 3 sementes de romã dentro de uma nota de dinheiro dobrada na carteira, que será queimada e renovada no ano seguinte .
  • Construção de guirlandas e decorações de pinheiros e plantas de inverno, trazendo a força e vitalidade dessas aliadas para dentro do seu lar para auxiliar na passagem do inverno.
  • Escrever desejos que você quer que se realizem e se fortaleçam conforme o próprio Sol renasce, cresce e se fortalece, para queimar no fogo.

Imagem: vela e pinha, Pixinio.

Sugestões de ervas e alimentos

Sempre certifique-se de verificar o grau de toxidade de cada ingrediente escolhido e como utilizar cada um sem danos à sua saúde.

  • Ervas: Pinheiros, azevinho, visco, pinhas e plantas de inverno no geral, canela, noz moscada, castanhas e nozes.
  • Para ofertas e libações: água, vinho, cerveja, destilados, comidas em conserva e enlatados, frutas secas, castanhas, nozes, pães, gemada, defumados, queijos e raízes.

Outras sugestões

  • Sugestões de cristais: cristais vermelhos e verdes como a granada, ágata de fogo, rubi, jaspe, quartzo verde, amazonita, esmeralda e crisocola.
  • Sugestões de aliados animais: lobo, corvo, cervo, rena e outros ruminantes de galhada, bode, lince.

Para casa

Nossa sugestão de prática de bênção do lar se dividirá em 4 níveis de atuação, relacionados aos 4 elementos.

  1. A nível físico, limpe e organize a casa, selecionando objetos e itens que precisam ser consertados, e assim o faça, é época de renascimento e a organização e regeneração daquilo que necessita de reparo estabelece esse movimento no plano material.
  2. Ferva água suficiente para passar pano em todo o local, e assim que a água levantar fervura, desligue e adicione as ervas de sua escolha enquanto mentaliza a ativação do poder das plantas e reforça a sua intenção mágica. Se quiser, adicione cristais para energizar essa água, adicionando-os juntamente com as ervas, após desligar o fogo. Após alguns minutos, coe e utilize o líquido resultante para passar pano em toda a casa, e se possível, aspergir nas paredes e teto, abençoando seu lar com a energia e vitalidade do sol, trazendo saúde, alegria, disposição, vitalidade e sucesso. Este é o nível relacionado ao elemento água e às emoções.
  3. Aqueça um carvão (carvão para narguilé, com pólvora é uma boa opção) e coloque-o em um recipiente resistente ao calor e adicione sobre ele as ervas de sua escolha, e passe a fumaça resultante em toda a casa. Para que a brasa não se apague, abane ou sopre o carvão de tempos em tempos, aproveitando esse movimento para reforçar sua intenção mágica e sua visualização. Este é o nível relacionado ao elemento ar e ao pensamento.
  4. Faça as ofertas ao fogo e com ele aceso, seja na fogueira, caldeirão ou nas velas, intencione o que você gostaria de ver crescer durante esse próximo ciclo, e evoque a energia do renascimento da luz dentro do seu lar. A prática da tora de Yule se encaixa aqui também, caso decida fazer. O direcionamento da sua vontade e intenção mágicas são o nível relacionado ao elemento fogo e ao espírito.

 

Imagem: preparação do Yule Log ou Tora de Yule, Wikimedia Commons.
Fernanda Grizzo
Designer de joias e oraculista. Trabalha com plantas de poder e outros alteradores de consciência, estudando principalmente as vias de mão esquerda. Dentre seus campos de estudo, incluem-se hermetismo, caoísmo e neo-xamanismo.
fernanda.grizzo@gmail.com